MAIOR PARQUE SOLAR DO BRASIL COMEÇA A OPERAR NA BAHIA

No começo do mês passado (Junho/2017) entrou em operação o parque solar Lapa, localizado em Bom Jesus da Lapa, Bahia. Considerado o maior parque solar do país, é composto por duas usinas com capacidade total de 158 MW. O parque é capaz de suprir às necessidades de consumo de energia de 166 mil famílias por ano. A Enel Green Power no Brasil estima em R$ 630 milhões de reais os investimentos que foram feitos na usina.

Além do parque solar Lapa, no Leilão de Energia de Reserva do ano de 2015 a Enel Green Power também conquistou contratos de fornecimento de energia de ainda outros dois projetos envolvendo fontes de energia renováveis: o Horizonte, de 103 MW, na Bahia, e o de Nova Olinda, de 292 MW, no Piauí. Os dois projetos estão em fase construção.

Localizado em uma região com altos níveis de radiação solar, o Lapa tem potência para gerar 340 GW de energia por ano e evitar a emissão de aproximadamente 198 mil toneladas de CO2 na atmosfera. O projeto é muito importante para o nordeste do Brasil, conferindo poder a uma região que atualmente enfrenta uma seca severa.

O início da operação do parque solar Lapa é um marco importante para a Enel Green Power no Brasil, já que esse é o primeiro projeto utilizando fontes de energia renováveis, como a energia solar fotovoltaica, que se tornou operacional este ano. Entre os quatro projetos fotovoltaicos atualmente em construção pelo Grupo no país, o Lapa foi concluído com mais de dois meses de antecedência do prazo estabelecido pelas regras do Leilão de Energia de Reserva.

O parque solar Lapa é apoiado por contratos de 20 anos de fornecimento de energia, que preveem a venda de quantidades específicas de energia elétrica solar gerada pelas usinas, para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O projeto Lapa possui um design significativamente econômico e eficiente, com soluções de rastreadores inovadores e unidades de conversão, que otimizam a construção e o comissionamento dos painéis solares das plantas, aperfeiçoando a produção.

Além disso, uma nova estratégia de comissionamento foi adicionada ao projeto, baseada em uma forte sinergia com as empresas de construção em campo, e num suporte remoto que permite a redução de 70% no tempo médio necessário para colocar a planta em operação.

No Brasil, o Grupo Enel, por meio de suas subsidiárias EGPB e Enel Brasil, possui uma capacidade instalada total em renováveis de 1.464 MW, dos quais 401 MW de energia eólica, 170 MW de energia solar e 893 MW de energia hidrelétrica, bem como outros 442 MW eólicos e 649 MW solares de capacidade atualmente em execução.

Nós, da Instalo Solar apoiamos todas as iniciativas a favor do uso de fontes de energia renováveis e geração e consumo de energia solar, e trabalhamos para difundir e viabilizar a energia solar fotovoltaica no país. Um dos nossos objetivos é ensinar os consumidores detalhes fundamentais sobre inversores, painéis solares e o sistema fotovoltaico conectado a rede como um todo, de uma forma simples e direta.

Para continuar a se manter informado sobre fontes de energia renováveis e o setor de energia solar, não deixe de acessar o nosso blog Instalo Solar. E se desejar usufruir dos benefícios da energia solar, basta solicitar uma cotação e saber como é possível ter este tipo de energia na sua casa ou escritório.