5 formas eficientes de economizar energia elétrica

Não é segredo para ninguém que a energia elétrica se tornou um fator indispensável na vida das pessoas. Ela facilitou processos, otimizou tarefas diárias e colaborou para que muitas outras criações viessem a surgir na sequência. Os benefícios foram incontáveis, mas ao mesmo tempo os altos gastos com a solução também vieram à tira colo. 

Pensando nisso, a Instalo elaborou uma lista com 5 dicas especiais pra você. Elas irão te ajudar a economizar energia elétrica e diminuir o valor da tão temida conta de luz no final do mês. Vamos a elas?

#1 Não está usando? Desligue!

Os aparelhos na sua residência costumam ficar ligados na tomada para manter o relógio funcionando ou porque você não vê necessidade em desligá-los? Pois saiba que este hábito pode estar encarecendo sua conta de luz. Deixar objetos em stand-by consome mais energia do que o normal. Comece a tirá-los da tomada quando não estiver usando e você verá a diferença no seu bolso.

steve-johnson-538645-unsplash.jpg

#2 Troque suas lâmpadas.

Hoje no mercado existem diversos modelos de lâmpadas. Elas possuem diferença principalmente em relação ao preço e nível de gasto de energia elétrica. As lâmpadas comuns incandescentes, apesar de serem mais baratas, gastam muita energia e são pouco eficientes. Apenas de 5 a 10% da energia gasta vira luz, o resto se dissipa em forma de calor. Já as lâmpadas fluorescentes, apesar de serem mais caras do que as comuns, são muito mais eficientes e duráveis. As lâmpadas de LED também são uma excelente opção para quem quer economizar. Apesar de ter o valor mais elevado dentre todas, o modelo é extremamente durável, eficiente e não possui material nocivo em sua composição.

mikael-kristenson-242079-unsplash.jpg

#3 Eletrodomésticos em mau estado? Fique de olho!

Se você é uma das muitas pessoas que ainda utilizam eletrodomésticos antigos em sua residência: tome cuidado! Eles costumam estar com a tecnologia ultrapassada e a maioria nunca passou por uma revisão. Isto pode gerar um gasto excessivo com energia elétrica. Vale fazer uma análise e se necessário, trocá-los.  

sven-scheuermeier-106767-unsplash.jpg

#4 Luzes apagadas, por favor.

Parece um lembrete bobo, mas cada vez que você esquece aquela luz do seu quarto acesa um pequeno gasto a mais irá contabilizar na sua conta de energia. Pequenas atitudes como mantê-la desligada, sempre que não estiver num cômodo, fazem muita diferença. Fica a dica!  

michael-browning-227688-unsplash.jpg

#5 Invista em energia alternativa.

Com o avanço da tecnologia muitas opções surgiram no ramo de geração de energia. A solar foi uma delas. Os sistemas de energia solar fotovoltaicos possuem excelente custo-benefício sendo extremamente eficientes e colaborando muito para a economia de energia elétrica. Algumas residências chegam a zerar sua conta de luz implementando este tipo de solução. Esse pode ser uns dos seus próximos passos rumo à economia de energia.

kazuend-26667-unsplash.jpg

Gostou das dicas? Esperamos que sim! E desejamos que você comece a aplicá-las no seu dia-a-dia.  

A Instalo Solar tem experiência no mercado de energia solar e conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados para oferecer serviço e produtos de qualidade a você. Venha conquistar seu lugar ao sol com a gente!

Solicite um orçamento personalizado. Teremos o maior prazer em atendê-lo.