Sistema Fotovoltaico e a importância da Manutenção Preventiva

Depois de algum tempo pesquisando e analisando você finalmente adquire seu Sistema Fotovoltaico. Sua compra foi junto à uma empresa idônea e a confiança de um trabalho bem feito é certa. A utilização do equipamento vai de vento em popa e isso ocorre por vários anos, até que um dia, você percebe que a eficiência das placas solares já não é mais a mesma. Você entra em contato com a empresa que forneceu o produto e realizou o serviço na sua residência ou comércio, descobre que o problema pode ocorrer por diversos fatores, mas que poderia ter sido evitado com uma medida muito simples: a manutenção preventiva.

A manutenção preventiva é uma forma de controle e monitoramento, com o objetivo de reduzir ou impedir falhas no desempenho de equipamentos. A manutenção eleva o nível de confiabilidade na performance do equipamento, levando-o a operar sempre próximo à condições em que saiu de fábrica. Recomenda-se este tipo de ação no lugar de manutenções como a corretiva, por exemplo, que só acontece quando um problema é detectado e há necessidade de corrigir desgastes ou falhas, sendo considerada o tipo de manutenção onde, na maioria dos casos, os procedimentos são os de maior custo.

hal-gatewood-336681-unsplash.jpg

No caso dos Sistemas Fotovoltaicos, existem alguns fatores que podem ser causas de problemas. O cuidado com a limpeza dos painéis é primordial, uma vez que uma camada densa de sujeira, pode comprometer o desempenho de todo o equipamento. O acúmulo de água, na superfície das placas, também pode causar interferência na incidência de luz solar, prejudicando a produção de energia. Problemas simples como estes e outros, ligados à questões mecânicas do equipamento, podem ser evitados de maneira simples: com a manutenção preventiva.

Já ouviu aquela expressão: prevenir é melhor do que remediar? Pois é, isso também se aplica aos Sistemas Fotovoltaicos. O índice de problemas com os equipamentos é muito baixo, mas pode ocorrer, como em qualquer produto. Às vezes, pecar por excesso de cuidados é melhor do que ser pego desprevenido por alguma complicação. Orienta-se que pelo menos uma vez ao ano, uma empresa especializada em manutenção de painéis fotovoltaicos seja designada para realizar uma revisão no seu equipamento.

gus-ruballo-128864-unsplash.jpg

Para você que já possui seu Sistema Fotovoltaico, não deixe de realizar a manutenção preventiva, ela é uma excelente aliada da eficiência. E se você ainda irá adquirir seu equipamento, já deixamos aqui essa dica valiosa para que usufrua deste incrível sistema da melhor maneira possível.

A Instalo Solar é garantia de qualidade e excelência. Somos experts em instalação e manutenção de Sistemas Fotovoltaicos, para que você tenha o melhor do segmento, desde o início e por toda a vida. Se tiver alguma dúvida sobre o assunto abordado neste artigo ou precisar saber mais sobre algum outro tema, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em atendê-lo.