A redução dos custos de energia solar nos próximos anos

A energia solar está chamando cada vez mais atenção das pessoas principalmente pelos benefícios para o bolso e o meio ambiente. Mas os custos para implementação de sistemas fotovoltaicos ainda são considerados elevados e este é um fator de relevância na hora de tomar a decisão pela implantação ou não deste tipo de solução energética.

A boa notícia é que estes custos de energia solar devem cair nos próximos anos. Dados da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) já mostram que desde 2010 ocorreu uma queda de 73% deste tipo de gasto. No primeiro mês deste ano, o relatório “Custos de geração de energia renovável em 2017”, lançado pela mesma agência, em sua 8ª Assembleia, em Abu Dhabi, destacou que os custos com este tipo de solução devem cair pela metade até o ano de 2020.

rawpixel-com-323217.jpg

Além dos contínuos avanços tecnológicos, as práticas competitivas de aquisição de soluções em energia solar e o surgimento de uma grande base de desenvolvedores experientes de projetos concorrentes, são alguns dos fatores que contribuem para esta previsão de declínio dos custos. A IRENA projeta ainda que as tecnologias de energia renovável competirão com as fósseis no mesmo patamar de valores até 2020.

Esta mudança no cenário das energias renováveis sinaliza uma transformação significativa no paradigma do mercado energético. A queda nos custos representa um grau relevante e revolucionário das energias alternativas no sistema energético global.

Ainda tem dúvidas sobre as soluções oferecidas no mercado de energia solar? Entre em contato com a Instalo!