As maiores usinas fotovoltaicas do Brasil

Com o aumento das iniciativas no segmento de energia solar, o Brasil vem  expandindo seu investimento em parques solares. Desde o início de 2017, várias empresas do setor colocaram projetos em operação, elevando o nível de geração e produção energética do país.

Hoje, o blog da Instalo Solar traz pra você alguns dos grandes parques solares do Brasil. Vamos conhecê-los?

american-public-power-association-419672-unsplash.jpg

Parque Solar Nova Olinda (PI)

Localizado no município de Ribeira do Piauí, atualmente é o maior parque solar do Brasil e da América Latina, com 292 MW de capacidade de geração de energia. Em operação desde setembro de 2017, estima-se um investimento aproximado de 300 milhões de dólares em sua construção. O projeto possui 930 mil painéis solares, em uma área de 690 hectares e a energia gerada tem a capacidade de atender cerca de 300 mil casas. O parque solar foi executado em apenas 15 meses pelo grupo italiano Enel, ganhador da concessão do projeto.

Parque Solar Ituverava (BA)

Localizado em Tabocas do Brejo Velho, ocupa a segunda posição entre os maiores parques solares do Brasil. O projeto entrou em operação em setembro de 2017 e possui hoje uma capacidade instalada de geração de energia de 254 MW. Com 850 mil painéis fotovoltaicos, o parque está em uma área de 579 hectares e possui capacidade para atender 268 mil lares.

Parque Solar de Bom Jesus da Lapa (BA)

Situado na cidade de Bom Jesus da Lapa, possui uma capacidade instalada de geração de energia de 158 MW. Em operação desde junho de 2017, o parque foi desenvolvido para atender o consumo de 166 mil residências. Para se ter uma ideia, essa geração de energia evita que sejam emitidas na atmosfera cerca de 198 mil toneladas de CO2, que seriam liberadas se fossem utilizadas fontes de energia não-renováveis.

Parque Solar Horizonte (BA)

Localizado no município de Tabocas do Brejo Velho, mesmo município onde fica instalado o Parque Solar Ituverava, o Parque Solar Horizonte possui uma capacidade instalada de 103 MW. Em operação desde o segundo semestre de 2017, pode gerar até 220 GWh por ano, conseguindo atender 108 mil residências. Foram investidos cerca de R$110 milhões neste projeto.

Parque Solar de Pirapora (MG)

Localizado em Belo Horizonte, o projeto ainda não está em plena operação. A previsão é que até o final do primeiro semestre deste ano todo o complexo esteja em funcionamento. Quando isso ocorrer, será capaz de gerar 400 MW de energia e abastecer cerca de 420.000 casas durante um ano. Ele ocupa uma área equivalente à 1.500 campos de futebol e poderá vir a se tornar o maior Parque Solar em operação do Brasil, ainda neste ano.

Os benefícios que a geração de energia solar proporciona são inúmeros. Se o investimento para o país e para o planeta já é extremamente vantajoso, imagine para você e seu bolso.

Ainda tem dúvidas sobre nossos produtos e serviços? 

Deseja solicitar um orçamento personalizado para garantir seu lugar ao sol? <acesse aqui>