Dicas de como cuidar do seu Sistema de Energia Solar Fotovoltaica

A Energia Solar se tornou uma fonte de energia alternativa viável e econômica. Muitas pessoas estão optando pela instalação de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica em suas residências, devido à maior familiaridade com o assunto e principalmente pelas vantagens que esta fonte possui. Mas é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes.

Ter um Sistema Fotovoltaico em sua residência não demanda cuidados somente na fase de instalação. Outras etapas do processo são extremamente relevantes, como é o caso da “pós-instalação”, onde a atenção ao sistema e aos seus componentes garantem o alto nível de eficiência e a vida útil longa dos equipamentos.

Hoje, o blog da Instalo Solar traz algumas dicas de cuidados básicos que você deve ter com seu Sistema de Energia Solar Fotovoltaico. Confira!

jason-blackeye-139308.jpg

#1 A limpeza como aliada da eficiência

O quesito limpeza é um dos pontos mais relevantes quando se trata de eficiência do Sistema Fotovoltaico. Uma pequena camada de sujeira ou poeira pode comprometer o desempenho dos painéis, fazendo com que não operem da melhor forma. Dependendo de onde seu painel estiver instalado, você mesmo pode realizar a limpeza, lavando com água e sabão, utilizando uma vassoura de cerdas suaves e enxaguando bem, sempre tomando cuidado com as partes condutoras elétricas e também com as partes metálicas (estrutura e moldura da placa), caso não tenham sido aterradas. Caso suas placas fotovoltaicas estejam em um local de difícil acesso, você pode contratar uma empresa especializada em soluções de Energia Solar, como a Instalo Solar, para realizar o serviço.

#2 Manutenção, porque sim!

Muitas pessoas tem a falsa ideia de que o Sistema Fotovoltaico, após instalado, não demanda pequenos reparos. De fato, a necessidade de consertos é mínima, mas recomenda-se sempre o acompanhamento do desempenho do equipamento, para identificar qualquer problema no início e, pelo menos uma vez ao ano, contratar uma empresa especializada para uma revisão do sistema e realização de testes específicos para garantir sua longevidade.

#3 Atenção com a água

Em algumas localidades ou dependendo da forma de instalação, os painéis fotovoltaicos podem ficar com um ângulo de inclinação pequeno (10º ou menos). Isto não gera nenhum problema em si para o sistema, mas é preciso ficar atento para não ocorrer acúmulo de água na superfície do painel. Se isto acontecer, pode haver interferência na incidência da luz solar, prejudicando a produção de energia para sua residência. Uma equipe especializada pode ser contratada para aumentar o ângulo de inclinação e facilitar o escoamento da água na superfície dos painéis.

#4 Tem sombra no seu painel? Fique atento!

A obstrução da luz solar, nos módulos do Sistema Fotovoltaico, pode ser causada por galhos de árvores ou prédios construídos recentemente. Isto prejudica a quantidade de irradiação recebida pelos painéis, diminuindo o nível de energia gerada. Caso o painel fotovoltaico sofra com sombreamento parcial por um longo período de tempo isto pode gerar o chamado “hot spot”, podendo danificar o painel permanentemente. Uma boa forma de resolver o assunto é a poda frequente de árvores ou a mudança de local dos módulos.

#5 Só contrate empresas especializadas

Quando precisar realizar algum serviço mais complexo ou que necessite de profissionais para a execução, não hesite em contratar empresas especializadas no assunto. Não arrisque chamando pessoas que não entendem sobre sistemas solares ou que não trabalham no segmento. Você pode correr um risco sério de danificar seus painéis e ter que gastar com outra manutenção.

A Instalo Solar atua desde 1997 com instalação e manutenção de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaicos, com responsabilidade e profissionalismo, para sempre garantir a você seu lugar ao sol.

Ficou com dúvidas? Converse com a Instalo!