Conheça mais sobre os Condomínios Solares

Um novo mercado está começando a dar seus primeiros passos no Brasil: o de condomínios solares. Não, não estamos falando aqui necessariamente de prédios ou condomínios, mas sim, de locais que não possuem espaço suficiente em seu telhado, para instalação de placas fotovoltaicas, e consomem a energia solar de um outro ponto de geração.

Os condomínios solares funcionam por meio de grandes usinas instaladas, que vendem lotes de energia solar para os consumidores. Eles dividem um mesmo sistema de geração de energia que pode ter até 5 megawatts de potência instalada. A energia gerada é enviada para a rede elétrica e dá direito à créditos equivalentes para o consumidor abater de sua conta de luz.

american-public-power-association-419672-unsplash.jpg

Muitas pessoas pensam que a energia solar deve ser gerada e consumida apenas em uma mesma residência ou em um mesmo comércio. O que não é verdade. Os créditos produzidos em um local podem ser utilizados em outro, desde que atendam a alguns critérios, como pertencer ao mesmo CPF/CNPJ e que as regiões sejam atendidas pela mesma distribuidora de energia onde está instalada a usina.

A modalidade de geração compartilhada foi criada no final de 2015 no país, quando a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) possibilitou a união de dois ou mais consumidores para o compartilhamento da energia gerada por um sistema. A resolução publicada pela entidade trouxe diversos benefícios para o setor, sendo a mais significativa a criação de três novas modalidades para a geração distribuída. Dentre elas, a geração compartilhada.

ryan-searle-412237-unsplash.jpg

Este mercado ainda tem muito a crescer, pois precisa ser melhor compreendido e aceito pelos consumidores. Além disso, mais investimentos devem ser direcionados ao setor, de modo a gerar incentivo para quem investe e para quem utiliza a ideia.

A Instalo Solar sempre está a par das novidades do mercado de Energia Fotovoltaica. Buscamos trazer o que há de mais atual para deixar você bem-informado e por dentro deste segmento tão relevante e cada dia mais presente na vida de todos. Tem alguma dúvida ou curiosidade sobre o artigo de hoje? Entre em contato conosco e saiba mais sobre o fascinante mundo da Energia Solar.