Destaques sobre Energia Solar Residencial

A energia solar vem crescendo consideravelmente, em número de adeptos, nos últimos anos. Um dos setores de maior destaque é o residencial que vem ficando movimentado pelo aumento da confiança das pessoas, na alternativa energética, e pelo maior entendimento a respeito das vantagens que ela promove. Trazemos hoje um apanhado das notícias mais recentes sobre energia solar residencial, para que você fique bem-informado e atualizado com este mercado tão promissor. Vamos a elas?

ryoji-iwata-474365-unsplash.jpg

# Custo de instalação de equipamentos de energia solar cai 50% no país

Notícia divulgada pela Época Negócios, em março deste ano, revelou que nos últimos dois anos houve uma queda no preço dos equipamentos de geração de energia solar, pelo aumento de investimentos na solução fotovoltaica. E a tendência é de que a redução continue. Outra informação importante foi sobre o ICMS. Atualmente, 24 estados do país concedem isenção do imposto para quem gera sua própria energia.

# Brasil começa a aproveitar seu potencial de energia solar

Ainda no mês de março, a Exame publicou notícia a respeito do aumento de investimento do Brasil no setor de energia solar. Nos últimos cinco anos, a geração de energia fotovoltaica no país cresceu 81.000%. Além disso, um levantamento também revelou que, nos últimos seis anos, o preço da energia advinda das hidrelétricas sofreu 44% de aumento, o que impacta diretamente no bolso dos consumidores.

# Energia solar pode ser boa opção para residências

No final do mês passado, José Goldemberg, colunista do Jornal da USP comentou a respeito de dois tópicos importantes e muito comentados, quando se trata de energia alternativa: o alto investimento inicial para obtenção do sistema fotovoltaico e a excelente oportunidade de criação de linhas de financiamentos específicas para facilitar o acesso à solução. Ele também lembrou que a utilização de painéis fotovoltaicos em projetos de grande escala, como o Minha Casa Minha Vida, pode ser interessante para ajudar a baratear esse tipo de energia.

# Mais crédito para micro e minigeração de energia

Na semana passada, o governo divulgou informações a respeito da possibilidade de liberação de novas linhas de financiamento para iniciativas de mini e micro geração de energia solar. A ideia é que as linhas sejam ofertadas por instituições públicas que operam os fundos constitucionais, como o Banco do Nordeste (BNB).

# Pessoas físicas poderão adquirir placas fotovoltaicas para residências com recursos do FCO

O Conselho Deliberativo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel) aprovou na 10ª reunião ordinária da última quarta-feira (04), o financiamento pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) de aquisição e instalação de placas fotovoltaicas em residências ou condomínios residenciais por pessoas físicas. A novidade, por enquanto, só é válida para os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, mas pode ser um pontapé para iniciativas em outros locais.

Continue acompanhando mais sobre energia solar residencial aqui, no blog da Instalo Solar. E se tiver alguma dúvida sobre o assunto, já sabe. Entre em contato com a gente. Teremos o maior prazer em atendê-lo.