Saiba a diferença entre Energia Solar Fotovoltaica e Energia Solar Térmica

A Energia Solar vem sendo amplamente divulgada como fonte alternativa de energia, no mundo inteiro. Sistemas antes implementados somente em grandes indústrias, agora estão aumentando seu número de adeptos em residências. Mas, não há apenas uma solução específica para este tipo de implementação e por isto, muitas vezes, uma confusão de termos e tipos de energia acaba sendo gerada.

Quando se trata de Energia Solar dois tipos principais de soluções são conhecidos: Energia Solar Fotovoltaica e Energia Solar Térmica. Estas duas alternativas são confundidas, na maioria das vezes, como sendo a mesma coisa. Mas, elas oferecem “engenharias” e finalidades diferentes. Vamos entender um pouco mais sobre elas.

Energia Solar Fotovoltaica

A Energia Solar Fotovoltaica consiste na captação de radiação solar, através de placas voltaicas, para sua transformação em energia elétrica. As placas são constituídas por material semicondutor e para que haja eficácia na geração da energia é necessária a existência de outros componentes para formar o chamado “sistema fotovoltaico”. Placas solares, inversor solar, estrutura de fixação, cabeamentos e conectores são alguns dos itens importantes para compor esta estrutura.

Este tipo de energia solar pode ser instalada em telhados ou no solo, podendo se conectar a baterias ou diretamente na rede de distribuição da região. Esta solução é considerada uma excelente alternativa energética, principalmente pela influência na redução da conta de luz, gerando economia para quem adquire. Além disso, diferente do que muitas pessoas acreditam, a energia solar fotovoltaica pode ser gerada mesmo com tempo nublado ou em locais onde não há muita incidência solar, pois a radiação solar é difusa e direta.

pexels-photo-397998.jpeg

Energia Solar Térmica

A Energia Solar Térmica, Energia Térmica ou também conhecida como Aquecimento Solar, consiste na captação de radiação solar para transformação em energia térmica, com finalidade de aquecimento da água. A conversão ocorre através de painéis solares, que captam a energia, transformando-na em calor. Este calor atinge um líquido dentro das placas que é conduzido até o depósito de água, para alcançar a finalidade do aquecimento.

Um Sistema de Aquecimento Solar é composto por alguns itens, como: coletor solar, reservatório térmico, circuito hidráulico, grupo de circulação, central de controle e apoio energético. Este tipo de solução pode ser implementada em casas, prédios comerciais e residenciais e em alguns casos, como apoio em setores industriais.

pexels-photo-545013.jpeg

Soluções Instalo Solar

A Instalo Solar oferece soluções em Sistemas de Energia Solar Fotovoltaicos desde 1997. Com uma equipe altamente qualificada busca oferecer a melhor opção para cada tipo de projeto, com foco na eficiência e compromisso com o cliente.

A instalação de sistemas fotovoltaicos em residências vem aumentado ao longo dos anos e nossa empresa acompanha o mercado, com experiência e competência no assunto.

Ainda ficou com dúvidas ou quer saber mais sobre o Sistema Solar Fotovoltaico?

Deseja solicitar um orçamento, sem compromisso, com a Instalo Solar?