Conheça as diferentes opções de painel solar para instalação em sua residência

A Energia Solar Fotovoltaica tem se mostrado uma excelente opção de energia alternativa para residências. Ela vem ganhando confiança junto aos consumidores e consequentemente aumentando seu número de adeptos. Mas para que este tipo de energia funcione adequadamente, a atenção a alguns detalhes é fundamental. Como exemplo, podemos citar os painéis solares.

O painel solar possui papel importante na constituição de um Sistema de Energia Solar Fotovoltaico. Ele é responsável por captar a radiação proveniente do sol. E mais do que isso, tem a função de transformar a luz do sol em energia para uso na residência. Por isso, a escolha do painel solar é tão importante para todo o processo.

Painel Solar Resiência.jpg

Um dos pontos relevantes na hora de escolher um painel solar é a eficiência. Deve-se considerar que: quanto menor for a placa e quanto mais ela conseguir captar e gerar energia, maior será sua eficiência. Considera-se a eficiência superior a 16% um parâmetro para bons fabricantes.

Outro detalhe importante a se atentar é o tipo de vidro da placa solar. Ele não pode ser um vidro comum. Deve ser especial, com baixo teor de ferro e camada antirreflexo, possibilitando a passagem da maior quantidade de luz possível e gerando o menor índice de reflexo que puder.

A tolerância também é um ponto importante na hora de escolher o melhor painel para seu sistema fotovoltaico. A tolerância de potência do painel solar pode ser obtida calculando a variação entre a potência descrita na ficha de dados técnicos da placa e a potência real gerada. Neste caso, sempre dê preferência para módulos com tolerância positiva.

O coeficiente de temperatura também deve estar entre os detalhes importantes e passíveis de análise, na hora de escolher um painel. Bons painéis possuem índice entre 0,4 e 0,5%. Entende-se que quanto menor for o coeficiente de temperatura, menor é a queda de geração de energia, em relação ao aumento de temperatura que incide na placa solar.

Um outro ponto relevante é a quantidade de diodos by-pass do painel solar. Os diodos são extremamente importantes para ocorrências de sombreamento na placa solar. Quando ocorre uma sombra, mesmo que pequena, em módulos sem nenhum ou poucos diodos, isso afeta toda a produção de energia solar do seu sistema. É importante se atentar para este detalhe na hora de fazer uma escolha de painel solar.

Painel Solar Residência 2.jpg

Estes são apenas alguns pontos importantes na hora de decidir pelo melhor painel solar para sua residência. Trabalhar com fabricantes que possuam uma garantia considerável, também é um ponto-chave, uma vez que seu Sistema Solar Fotovoltaico irá durar por muitos anos.

A Instalo Solar se preocupa com todos os detalhes para garantir a melhor qualidade e atenção aos seus clientes. Ela sabe da importância de um bom Sistema de Energia Solar e como um painel solar adequado irá garantir o melhor custo-benefício para sua residência.

Ficou interessado no assunto e deseja solicitar um orçamento? 

Ainda tem dúvidas e gostaria de um auxílio? Entre em contato conosco e teremos o maior prazer em atendê-lo.