A importância da manutenção para seu Sistema Solar Fotovoltaico

Com a crescente familiaridade das pessoas com a energia solar algumas dúvidas sobre o assunto acabam surgindo. Uma das mais frequentes se relaciona com questões de manutenção do Sistema Solar Fotovoltaico - tópico que pode parecer complexo para muitos, mas que, na realidade, é muito mais simples do que se imagina.

Os Sistemas Solares Fotovoltaicos possuem uma estrutura formada por elementos muito importantes para o funcionamento adequado da conversão de energia. E para que isto aconteça, todos estes componentes precisam estar em bom estado e operando corretamente.

Instalo solar instalacao.jpeg

A manutenção do sistema deve ser preventiva, para que não sejam tomadas providências somente quando for detectado algum problema ou alguma alteração grave. Prevenir é sempre a melhor solução e no caso de sistemas fotovoltaicos é a melhor forma de garantir a eficiência e qualidade da geração de energia.

De qualquer modo, existem componentes que podem ser aliados na detecção de possíveis alterações, como o data-logger, que monitora o sistema fotovoltaico, verificando quanto de energia está sendo produzida e outros parâmetros.

Ponto-chave: os painéis solares

Os painéis solares são a fonte de captação de radiação solar do sistema fotovoltaico. Eles estão em contato constante com a área externa à residência e por isto, deve-se manter atenção e cuidado frequentes com estes componentes. A poeira, a poluição e até mesmo os dejetos de animais podem sujar as placas e causar impacto na produção de energia do sistema.

Quando os painéis estão com uma camada de poeira ou sujeira na superfície, isto diminui a captação de radiação pelas placas, o que pode afetar a eficiência de geração de energia. Segundo o laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos (NREL) esta perda pode chegar até 25% em alguns casos - dado considerável quando se trata de energia solar.

pexels-photo-421888.jpeg

A manutenção

Não há uma regra de quanto em quanto tempo deve ser realizada a manutenção de um sistema fotovoltaico. Alguns fabricantes indicam que seja semestral ou anual, por exemplo. Mas isto vai estar muito mais relacionado ao cuidado constante e supervisão do dono.

De qualquer maneira, não é indicado que a manutenção ou limpeza do sistema seja feita por qualquer pessoa. A contratação de empresas especializadas e profissionais treinados para a função é o correto. Subir em telhados para limpar placas solares, por exemplo, pode ser perigoso e prejudicial, tanto para quem realiza, como para o próprio sistema.

A Instalo Solar disponibiliza equipes para realização de manutenção de sistemas de energia solar fotovoltaicos. Este é um dos serviços oferecidos pela nossa empresa e a garantia de que seu lugar ao sol continue existindo com 100% de eficiência.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Fale com a Instalo!