O crescimento da demanda por soluções em Energia Solar

A Energia Solar é uma das alternativas energéticas que mais cresce no país. A demanda por este tipo de solução vem aumentando exponencialmente desde 2014, com crescimento de mais de 300% ano após ano. Antes restritos apenas a grandes empreendimentos e indústrias, os sistemas de energia solar passaram a ter cada vez mais adeptos na área residencial, sendo este um dos setores que mais elevou o número de implementações nos últimos anos.

Instalo Solar_paineis.jpg

Muitos são os motivos que despertam o interesse pela instalação de sistemas de geração de energia solar. Este tipo de solução não polui durante seu uso e possui centrais que necessitam de pouca manutenção, além de ser natural, renovável e cada dia mais economicamente viável.

Outra questão também é a energia advinda das hidrelétricas, que hoje gera em torno de 70% da energia no Brasil. Esta fonte de energia está ficando cada dia mais cara, pois a escassez de recursos hídricos favorece este fator. Além disso, ela agride o meio ambiente, com desmatamento, alagamento de áreas e destruição da fauna.

O Plano Nacional de Energia 2030 (PNE 2030), documento que permite estimar a demanda e a oferta de energia por um período de 25 anos, prevê que mais de 10% da demanda brasileira por energia deve ser suprida por meio de painéis fotovoltaicos. O plano é considerado um marco na história do planejamento do setor energético no País. Isto reforça ainda mais o fato de que o crescimento de adeptos pelas soluções em energia solar deve ser cada vez maior, nos próximos anos.

O relatório New Energy Outlook 2016 prevê que apesar dos preços de energia com carvão, gás e petróleo continuarem baixos em todo o mundo, nos próximos anos, a tendência é que, ao mesmo tempo, os custos com energia eólica e solar sofram declínio.

Instalo Solar_painel.jpg

A geração distribuída, como é chamada a energia solar implementada com painéis fotovoltaicos nos telhados de residências, por exemplo, pretende atingir 9,5 milhões de casas até 2040. Isto representa um total de 97 gigawatts de pequenos sistemas solares no país inteiro, segundo dados da Diretora para América Latina da Bloomberg New Energy Finance (BNEF), Lilian Alves.

Se você tem dúvidas sobre a Energia Solar Fotovoltaica, entre em contato com a Instalo Solar. Teremos o maior prazer em auxiliá-lo.