O Paraná e seu potencial solar

A produção de energia solar no Brasil vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e o estado do Paraná é uma das regiões que vem contribuindo para este fator. Hoje, ela possui cerca de 1,5 mil unidades geradoras de energia solar, sendo que as cidades do norte, noroeste e oeste têm o maior potencial do estado.

jack-b-514157-unsplash.jpg

Mas, apesar dos números, esta capacidade de produção de energia solar ainda é pouco explorada, levando em conta que representa apenas 0,03% do total de consumidores de fontes de energia do estado. São cerca de 4,5 milhões de unidades consumidoras da Copel (Companhia Paranaense de Energia) no total, onde 1.547 usam o sol como fonte para a produção de energia elétrica.

A maior parte das instalações estão nas regiões de Curitiba, Maringá, Londrina e Cascavel. Para se ter uma ideia da alta capacidade de geração de energia, na região de Maringá, seria possível zerar a conta de luz, de uma casa com um consumo médio de 200 kWh/mês, utilizando um sistema instalado de 27m² de placas solares.

Antes, o investimento em um sistema solar fotovoltaico podia levar até 15 anos para ser pago. Atualmente, este tempo gira numa média de 5 anos. O custo-benefício é o fator mais relevante para aderir a este tipo de solução e os especialistas afirmam que com uma maior procura por estes projetos e consequente valorização das energias alternativas o preço de investimento tende a cair, nos próximos anos.

mayur-gala-487-unsplash.jpg

A Instalo Solar quer que você conquiste seu lugar ao sol e faça parte dos adeptos desta fonte alternativa de energia tão vantajosa para as pessoas e para o planeta. Solicite um orçamento conosco!