Seu Sistema Fotovoltaico não está funcionando como deveria? Entenda como evitar o problema da má instalação

O Sistema Solar Fotovoltaico possui várias vantagens para aqueles que desejam implementar esta energia alternativa em sua residência. Mas para que o sistema desempenhe seu papel de forma correta e com a melhor eficiência possível é necessário ficar atento à algumas questões ligadas a instalação.

Instalo Solar Paineis (2).jpeg

A instalação de um sistema de energia solar não é considerada uma tarefa difícil à primeira vista, mas possui vários pontos importantes que demandam atenção da empresa que irá realizar o processo, para que o cliente não saia prejudicado. Muitas vezes, a má instalação do sistema ou projeto errôneo gera a falsa ideia de que este tipo de energia não entrega o que promete. Mas o problema está na instalação incorreta e não na energia solar.

A instalação do sistema fotovoltaico em residências segue algumas premissas importantes. São elas:

  1. Preparo do local: essa é a fase do layout do painel, onde é identificado o melhor local para a colocação dos módulos a fim de evitar sombreamento e maximizar a eficiência. Decisões de inclinação e orientação dos painéis também são importantes e são feitas com base na localização da residência.

  2. Instalação de suportes: são fixados de acordo com o tipo de telhado da residência. Esta é uma fase importante, pois os suportes devem ser aparafusados de forma correta, para promover segurança e evitar infiltrações.

  3. Instalação dos trilhos de fixação: os trilhos são instalados nos suportes já colocados. Devem ser escolhidos de acordo com a carga de vento no local, compostos de materiais de qualidade para evitar corrosão e desgaste ao longo dos mais de 25 anos de operação.

  4. Instalação das placas solares: nesta fase, as placas são colocadas nos trilhos já instalados através de grampos de fixação projetados para este fim e ocorre a conexão dos cabos.

  5. Conexão dos painéis solares: para finalizar, o eletricista deve conectar os painéis solares ao inversor utilizando cabos próprios para isto e instalar o inversor na rede elétrica da residência considerando as devidas proteções elétricas para proteger a residência e os equipamentos do sistema fotovoltaico.

Instalo Solar Paineis.jpg

Mas não são apenas estes passos que devem ser levados em consideração na hora de se atentar para a instalação do sistema fotovoltaico em uma residência.

Ao contratar uma empresa para a implementação é importante realizar um orçamento para desenvolver um projeto adequado de instalação do painel solar. Cada residência tem suas diferenças, seja em relação a localização ou tamanho.  Por isso, é importante se atentar a este detalhe.

Não recomenda-se a instalação do sistema solar por pessoas não especializadas na área. Pode ser uma tarefa perigosa e apenas engenheiros e eletrotécnicos conseguem a autorização da distribuidora de energia da região para conectar o sistema. Além disso, pessoas leigas no assunto podem instalar o sistema de forma incorreta, impactando na eficiência e desempenho da geração de energia  e até mesmo danificando o sistema fotovoltaico ou a rede elétrica do cliente.

A instalação completa do Sistema de Energia Fotovoltaico demanda alguns componentes essenciais, como: placa solar, inversor solar, estrutura de fixação, cabeamentos painéis elétricos de proteção, conectores, entre outros. É importante contratar uma empresa que ofereça kits de energia solar, de modo que isso irá baratear os custos e não ocorrerá falta de peças e componentes importantes do processo. Os fabricantes dos produtos utilizados também devem ser observados, marcas experientes devem ter a preferência visto que o sistema deve operar por um longo período e possuir garantias de até 25 anos.

Outro fator importante em relação ao funcionamento adequado do Sistema Fotovoltaico é a manutenção. Um sistema com má instalação e ainda sem a manutenção adequada, pode gerar sérios problemas para a residência e não desempenhar seu papel de forma adequada.

Deste modo, questões ligadas a instalação de um Sistema de Energia Solar Fotovoltaico devem ser encaradas com seriedade e profissionalismo, para que o funcionamento seja adequado e a geração de energia, eficaz.

A Instalo Solar se preocupa com todos os detalhes para garantir ao cliente a melhor instalação e desempenho do sistema.

Ficou com dúvidas ou deseja saber mais sobre questões de manutenção? Entre em contato conosco.