Saiba as vantagens do Sistema Solar Fotovoltaico para sua residência

O uso de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaicos, em residências, possui inúmeras vantagens para quem deseja implementar esta fonte de energia alternativa. O uso deste tipo de energia renovável vem crescendo em número de adeptos e a tendência é que continue aumentando, principalmente pela familiaridade cada vez maior da população com o assunto e pela melhora da tecnologia utilizada neste tipo de sistema.

Instalo Solar_Energia Solar.jpg

Uma das principais vantagens do uso da energia solar é o fato de ela ser não poluente. O sol é uma fonte natural e sustentável de radiação, sendo que a poluição que poderia ser gerada na fabricação dos equipamentos dos painéis, é totalmente controlável. Além disso, o sol também é considerado uma fonte de energia e calor inesgotável, sendo importante pelas características de renovável e alternativa.

A manutenção das centrais e dos componentes do sistema de energia fotovoltaico é mínima. Esta também é uma das vantagens deste tipo de implementação, uma vez que o custo-benefício favorece quem o adquire. Os sistemas têm uma vida útil longa, podendo operar durante anos, com os cuidados mínimos necessários.

Uma das vantagens mais levadas em conta pelo consumidor é o fato de o sistema solar fotovoltaico ajudar a poupar dinheiro. Mesmo que a implementação, inicialmente, necessite de um investimento elevado, a economia desencadeada com o passar dos anos pela consequente diminuição de uso de energia da rede pública, compensa a decisão de uso do sistema fotovoltaico.

Instalo Solar_Economia.jpg

Outro ponto positivo deste tipo de energia é o fato de ela ser a opção mais barata e segura para zonas remotas. Muitos locais ainda não são abastecidos pela energia elétrica da rede pública, sendo a energia fotovoltaica uma excelente alternativa quando comparada às demais tecnologias renováveis existentes.

Vários governos ao redor do mundo tem visto a energia solar como uma tendência mundial a ser seguida. Por isso, muitos deles têm incentivado a população a produzir energia limpa através deste tipo de fonte renovável. Uma iniciativa que já existe em Portugal é a possibilidade de quem gera a energia, vender “créditos de carbono” para a rede e receber incentivos governamentais para isto. É a tendência do chamado “autoconsumo”.

Outra vantagem interessante a ser citada é o fato de o sistema solar fotovoltaico ter melhorado muito ao longo dos últimos anos. No início, ele ainda era considerado de difícil acesso, de tecnologia extremamente cara e pouco eficiente. Hoje, os índices de aproveitamento estão muito superiores, com uma eficiência mais elevada e acessibilidade maior ao consumidor.

Inúmeras vantagens podem ser elencadas quando se trata do Sistema de Energia Solar Fotovoltaico. Algumas tomam destaque por ser as mais relevantes para o consumidor e os pontos principais de interesse para ele na hora de decidir pela implementação.

Ficou com dúvida e quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco.

Gostou das vantagens e deseja solicitar um orçamento para sua residência?