Você sabe quanto economiza com um Sistema de Energia Solar Fotovoltaica? Saiba como calcular!

Com o passar dos anos, a Energia Solar vem conquistando cada vez mais adeptos, crescendo como alternativa para grandes empreendimentos, mas também como uma opção viável para residências. Um dos fatores mais relevantes para este aspecto está ligado ao custo-benefício dos Sistemas de Energia Solar Fotovoltaicos.

A economia na conta de luz é, sem dúvida, um dos principais pontos de atração juntos aos clientes. Ter a possibilidade de gastar menos, ao fim do mês, motiva as pessoas a investirem nesta alternativa e colabora para entenderem o  seu custo-benefício. Mas você já sabe como calcular a economia que irá obter ao instalar um Sistema de Energia Solar Fotovoltaico em sua residência? Nós iremos te dar algumas dicas.

pexels-photo-209224.jpeg

# Passo 1

Para iniciar, você deve saber qual o consumo de energia elétrica da sua residência. Este dado pode ser calculado de acordo com os aparelhos existentes que se conectam à rede, mas para facilitar, você pode consultar direto sua conta de luz. O consumo médio é disponibilizado em kWh e fará referência ao consumo em algum mês específico.

# Passo 2

O consumo em kWh deverá ser multiplicado pela tarifa convencional de luz cobrada pela concessionária que abastece a sua região. Esta taxa pode ser obtida com a própria empresa de abastecimento ou também consultando a conta de luz que você recebe em sua residência.

# Passo 3

O tipo de conexão da rede elétrica também pode ser um dado importante na hora de calcular sua economia com o sistema. Ela determina a tarifa de disponibilidade cobrada pela concessionária, ou seja, qual o valor mínimo cobrado de acordo com a modalidade da sua conexão. Existem três tipos: monofásico (30 kWh/mês), bifásico (50 kWh/mês) e trifásico (100 kWh/mês).

# Passo 4

Ao instalar um Sistema de Energia Solar Fotovoltaico sua residência continuará recebendo energia elétrica normalmente, mas a economia gerada poderá ser de até 95%, em relação ao valor pago anteriormente. Por exemplo, se você tem uma conta de luz em torno de R$200,00/mês, o valor pago após a implantação do sistema, poderia girar em torno de R$20,00/mês.

# Retorno do investimento

Muitas pessoas deixam de investir em um Sistema de Energia Solar Fotovoltaico pelo custo de instalação, ainda consideravelmente elevado. Mas o que não é levado em consideração é o retorno que terão deste aporte, ou seja, o custo-benefício.

O retorno de investimento ou também conhecido como payback possibilita saber em quanto tempo o valor investido na instalação do seu sistema, se paga, e começa a gerar lucro. Ele pode ser calculado dividindo o total do investimento pela economia proporcionada mensalmente. Esta economia pode ser obtida multiplicando a energia gerada (em kWh/mês) pelo valor da tarifa.

Cada residência exige um projeto específico de energia solar, pelas diferentes especificações do local e do próprio consumo de energia elétrica. Este cálculo prevê uma estimativa da sua economia, mas solicitar uma proposta de projeto junto a uma empresa especializada no ramo, torna a informação muito mais precisa e adequada ao que você precisa.

Entre em contato com a Instalo Solar para solicitar um projeto para sua residência. Um orçamento também pode ser disponibilizado para que você fique por dentro de todos os detalhes e assim, obtenha seu lugar ao sol.